quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aprendizagem Mediada pela Tecnologia


O que é particularmente fascinante nas novas tecnologias disponíveis hoje, em especial na internet, e, dentro dela web, não é que com sua ajuda , seja possível ensinar remotamente ou a distância, mas sim, que elas nos ajudam a criar ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem nos quais as pessoas interessadas e motivadas podem aprender quase qualquer coisa sem ter que se tornar vítima de um processo formal e deliberado de ensino. A aprendizagem neste caso é mediada apenas pela tecnologia.

2 comentários:

  1. Ótimo texto!!! expressa muito bem que a IMC proporciona para o ambiente de ensino "uma forma de Ferramenta" para auxiliar as atividades desenvolvidas.

    ResponderExcluir
  2. Sim, colega, a tecnologia é isso e muito mais, mas ela apenas nos dá a ferramenta para o nosso trabalho. Por trás disso tudo, de toda uma tecnologia inovadora, existe o homem, que com suas idéias loucas e futuristas, com muito estudo e experimentações, conseguiu criar um mundo o qual nos apropriamos cada vez mais, a cada momento. O homem está sempre por de trás de tudo isso, e a ferramenta, seja o software ou o hardware, nao nos substitui mas nos auxilia. Quando falamos em aprendizagem, falamos também de um professor/educador que está do outro lado, transmitindo seu conhecimento, fazendo-nos analisar cada conhecimento novo, nos apoiando, preparando material conteudístico, se atualizando para que possamos ter uma educação de qualidade e por conseguinte um aprendizado de qualidade. Mas com tudo isso, a educação mediada por computador para acontecer necessita da vontade do professor e principalmente do educando. E muito se aprende em ambientes virtuais, mesmo não sendo cursos formais a distância, basta querer,saber pesquisar e ter bom senso. Acreditem ou não, aprendi a trocar a placa de memória de um notebook e que fica em uma posição bem complicada. Claro que neste caso se corre riscos. Mas devemos estar preparados para correr riscos e podermos avançar. Ah, meu netbook está funcionando perfeitamente e com mais memória. O curso era bom!!!

    ResponderExcluir