
Olá Colegas!
Acho que agora vai dar certo minhas postagens...
Coloco aqui algumas considerações que em minha opinião são de extrema relevância sobre o tema IMC.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem posso dizer que a Interpessoalidade que ocorre nos processos interativos mediados por computador se destaca por um processo de comunicação extremamente complexo, do ponto de vista relacional e cognitivo, que envolve a interação, ou seja, a ação entre pessoas no ciberespaço. As tecnologias, dentro de um projeto pedagógico inovador, facilitam e estimulam o processo de ensino-aprendizagem.
Neste sentido, a hipermídia introduz a interatividade no aprendizado, propiciando o diálogo ativo com o mundo do conhecimento. Assim, cabe destacar Vygotsky (1989:62), quando diz que “as funções psicológicas emergem no plano das relações sociais, e o indivíduo se constrói a partir delas. Nos tornamos nós mesmos através dos outros” (grifos meus).
O uso do computador bem como suas proporciona uma rica estratégia para aumentar as habilidades de comunicação, fornecendo aos sujeitos oportunidades de acesso a culturas diversas, aperfeiçoando o aprendizado em várias áreas do conhecimento cooperando dia a dia.
Deise,
ResponderExcluiracredito que agora deu certo.
O texto que postaste é um ótimo convite a reflexão acerca do diálogo e da interação social com o uso das TICs.